Sentiu algum estranhamento com esse título? Pois é, sei que no início o título pode ter parecido estranho para você, mas você vai entender e concordar comigo no decorrer desse episódio.

Queria te contar uma história: Um sábio filósofo sempre prometia para seus filhos que quando eles tivessem 12 anos ele contaria para eles o segredo da vida.

Quando o mais velho fez 12 anos, acordou o pai todo ansioso para descobrir o segredo da vida.
O pai sentou o filho no sofá e disse:

O segredo da vida é esse, anote aí meu filho: “VACA NÃO DÁ LEITE”.

Hã? – Perguntou o filho.

Isso mesmo, vaca não dá leite meu filho, você tem que tirar. Você precisa acordar 4 horas da manhã, se vestir, ir ao curral cheio de fezes, amarrar as pernas da vaca para não tomar coice, amarrar o rabo para que ela não te embosteie todo, sentar no banquinho e fazer o movimento certo. 

Esse é o segredo da vida.

Vaca, búfala, medicina… Não dão leite. Você tem que ir lá e tirar.

Existe uma geração que acredita que vaca dá leite, e que fazer medicina por sí só já é garantia de sucesso.

É a geração do eu quero, eu peço eu ganho.

Lembrem-se: a felicidade e o sucesso resultam do esforço, e a ausência do esforço gera frustração.
Não caiam na armadilha de pensar: “Ah, está tudo bem, dá para o gasto.” Esse pensamento é um pensamento de pessoas que se esforçam pouco e tem pouca felicidade.

Entendendo isso, poderemos realmente trabalhar duro, e da maneira certa para alcançarmos a felicidade no processo de exercer a medicina da melhor maneira possível, com muito esforço e grandes resultados.

E queria trazer uma dica extra para vocês: Essa foi uma história contada pelo filósofo Mário Sérgio Cortella. É um filósofo, professor e escritor. A obra dele enriquece muito, mas muito mesmo a humanidade. Vale a pena que você, como médico ou médico em formação pense de maneira mais rica sobre você e sobre os outros. A obra dele realmente traz muito benefício para nós. 

1 COMENTÁRIO

  1. Muito bom este sítio que vocês criaram. Vaca não dá leite. Tem é que tirar e trabalhar com a melhor precisão possível, prá não azedar. Parabéns!
    Sobre o captopril, descoberto como fração do veneno da jararaca, teve ainda um outro pesquisador, este mineiro, vinculado ao ICB e à FUNED, o prof. Carlos Ribeiro Diniz, que trabalhou com o pesquisador de Ribeirão Preto e com o Beraldo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui