Eu acredito que muitos de vocês conheçam a história da revolta da vacina, quando em 1904 a população reagiu de maneira contrária à diversas medidas públicas da época sendo a mais emblemática a vacinação obrigatória contra a Varíola.

Ao longo do mesmo período não foi só a vacina contra a varíola que gerou polêmica, mas a guerra contra os ratos e as brigadas mata-mosquito na empreitada de Oswaldo Cruz contra a peste bubônica e a febre-amarela também foram alvo de humor em sátiras, caricaturas e até músicas populares. Contudo, eu acredito que poucas pessoas reconheçam um outro lado da história sobre Oswaldo Cruz que não diz respeito às suas medidas sanitaristas propriamente ditas, mas ao verdadeiro empreendimento científico que resultou dos esforços deste pesquisador e que repercutem inclusive na estrutura econômica e política de nosso país hoje.

Resultado de imagem para Oswaldo Cruz

 Nascido em 1872, Oswaldo concluiu seus estudos na Faculdade de Medicina da UFRJ com 20 anos de idade em 1892 e estendeu sua formação no Instituto Pasteur. Assim que retornou da França em 1899 abriu o primeiro laboratório de análises clínicas do Rio de Janeiro, já demonstrando uma pequena fração de seu espirito empreendedor, mas que ainda é pequena em comparação ao real marco de seus esforços sobre o desenvolvimento da ciência no país.

Nesse mesmo ano em que regressou ao Brasil, Oswaldo foi convidado a trabalhar no controle de um surto de Peste Bubônica em Santos, onde desempenhou suas funções ao lado de importantes figuras como Vital Brazil e Adolfo Lutz. Durante esse período ficou evidente a necessidade da produção de soro para o tratamento da doença que até então era apenas disponível através de importação. Foi assim que em 1900 iniciaram-se os trabalhos do Instituto Soroterápico Municipal do Rio de Janeiro. 

Esse instituto em cerca de dois meses se tornou Instituto Soroterápico Federal, que viria a ser carinhosamente chamado de Instituto Manguinhos fazendo alusão ao local onde o instituto foi construído. Oswaldo foi um dos fundadores do instituto e iniciou suas atividades como Diretor técnico, vindo a assumir a direção geral do instituto em 1904. É claro que o instituto não foi uma criação exclusiva de Oswaldo Cruz, mas seu trabalho incessante na sua construção foram decisivos e essenciais para que o instituto se desenvolvesse, ao ponto de Oswaldo inclusive ser homenageado quando o Instituto em 1908 de Instituto Oswaldo Cruz, que nos dias de hoje corresponde à tão famosa Fundação Oswaldo Cruz ou FIOCRUZ.

Imagem relacionada

É precisamente na criação de Instituto que eu acredito que reside o grande legado de Oswaldo Cruz. Foi através de Manguinhos que tiveram início as primeiras pesquisas experimentais do Brasil, foi uma instituição que até hoje impulsionou incontáveis cientistas e pesquisadores suas trajetórias na produção do conhecimento, inclusive o próprio Carlos Chagas foi um desses cientistas. Hoje é um dos maiores órgãos de pesquisa do país, abarcando diversos programas de ensino, residência, serviços de diagnóstico, fomento à pesquisa, produção de vacinas e medicamentos, novas patentes de produção científica, movimentando bilhões de reais todo ano e constituindo um grande ativo do SUS e a aplicação de seus ideais.

Empreendedorismo é uma palavra que pode ser vulgarmente interpretada com uma conotação mercadológica, como se o objetivo final fosse o lucro financeiro. Mas, empreendedorismo é a disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços e negócios, e empreendedor aquele que se lança à realização de coisas difíceis ou fora do comum ativo, arrojado, dinâmico.

Vivemos em um país onde a realização de pesquisa não só é pouco valorizada de maneira geral, mas depende quase exclusivamente de investimentos governamentais. Por isso, empreendimentos como o de Oswaldo Cruz são essenciais para que a ciência no Brasil persevere. Espero que possamos nos espelhar no espírito empreendedor de Oswaldo e de alguma forma contribuir para que novas soluções e inovações sejam cada vez mais parte de nosso cotidiano médico e científico.

Que a luz do sucesso esteja sempre sobre vocês e até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui