Episódio 21 – MedBeta Podcast: Como dar más notícias

Você acredita que precisa aprender boas técnicas para dar más notícias? Entende que um bom médico carece dessas ferramentas? É um fato que resultados inesperados e desfechos ruins são inerentes à prática médica. E, obviamente, todo bom médico irá passar por essa situação alguma vez, seja qual seja sua especialidade, seu local de trabalho e os contextos vividos.


Na realidade médica, o desafio de lidar com a morte pode ser um exercício rotineiro. Além disso, o contexto médico requer que você saiba ter um posicionamento efetivo na hora de dar prognósticos ruins como doenças incuráveis, crônicas e degenerativas.

Hoje, vamos aprender exatamente isso, uma técnica que nos ajuda muito a transmitir notícias ruins da melhor forma possível.  Essa técnica que vamos ensinar é clara, simples e pode ser utilizada por qualquer um.  Se chama protocolo SPIKES.



Ela serve para transmitir qualquer informação, inclusive más notícias.  Ela é baseada em 6 passos:

PASSO 01: Planejando a entrevista (S – setting up the interview)

Setting up, é o planejamento. Precisamos entender quem serão as pessoas envolvidas, onde será passada a notícia (se no corredor, se à beira do leito), reservar um tempo para isso e também entender claramente o que foi que ocorreu com a situação específica. 

PASSO 02: Avaliando a percepção do paciente (P – perception)

Perceber o quanto a pessoa que irá receber a notícia sabe do contexto em que está inserido. Por isso fazer perguntas é muito importante. Explore o quanto o paciente realmente sabe a respeito da própria situação.  

PASSO 3: Obtendo o convite do paciente (I – invitation):

Avaliar o quanto a pessoa que irá receber a notícia deseja saber dos detalhes. Existem pessoas que querem saber de detalhes e as pessoas que não querem. 

E antes de ir para o quarto passo, podemos adicionar um tiro de aviso: Dizer: “O que eu tenho para te dizer não é uma notícia boa”, “estou buscando palavras para dizer o que preciso agora”… “os resultados dos exames não estão bem como eu gostaria”… Quando a pessoa recebe o tiro de aviso ela se prepara fisiologicamente para a notícia ruim.

PASSO 04: Dando conhecimento e informação ao paciente (K – knowledge):

Comunicar a má notícia. Importante que seja claro, utilize palavras apropriadas ao entendimento da pessoa que irá receber.E quando falar a má notícia, espere. Faça uma pausa para a pessoa entender e se recompor. 

Resultado de imagem para medico dando ma noticia

PASSO 05: Abordar as emoções dos pacientes com respostas afetivas (E – emotions):

É importante validar a expressão de emoção da pessoa. Entender se ela vai responder chorando, desmaiando. Por isso que planejar é importante. Se a pessoa for mais frágil, estar sentada ajuda muito.  Seja congruente e respeite as emoções de quem recebeu as informações. 

PASSO 06: Estratégia e resumo (S – strategy and summary):

Ponto em que se planeja o que se faz a seguir. Como dar seguimento ao que é necessário para o melhor andamento e solução possível. 

Dessa forma, se planeja o como, se entende e percebe o que a pessoa entende do que está acontecendo. Se convida para a má notícia, se comunica a notícia, e nós conseguimos também ser congruentes e humanos ao sermos empáticos com as emoções das pessoas e, por fim, trazemos uma solução ou nos colocamos à disposição para o que precisarem. 

Se você já passou por uma experiência em que teve que dar más notícias, compartilhe aqui com a gente como foi essa vivência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui