Episódio 13- MedBeta Podcast: A técnica de estudo para aprender praticamente qualquer assunto

Você já foi ensinado a estudar? Alguma vez já se pegou repetindo de forma decorada o que leu em um livro ou ouviu em aula? Precisamos entender o como aprender e o que aprendemos. Aqui você vai entender, por assim dizer,  a técnica fundamental para aprender quase qualquer assunto. 

 Desenvolver a inteligência carece de repetição e de prática. Dessa forma, é muito importante investir em formas de estudos que garantam assimilar com mais eficiência os conteúdos administrados ao longo da vida. E isso significa construir ideias e também desconstruir outras.

Essa técnica que vamos ensinar é clara, direta e poderosa. Foi criada por Feynman, um físico, professor ilustre e ganhador de um prêmio Nobel.
Muitas pessoas utilizam essa técnica para estudar para provas. Mas ela pode e deve ser utilizada para aprender diversos assuntos. 

Ela é baseada em 3 passos:

Resultado de imagem para feynman

Primeiro passo:

Escolha um assunto específico. Será melhor se escolher um tópico claro, por exemplo: Tratamento de pneumonia e não todo o conteúdo de antibioticoterapia.

Segundo passo:

Selecione conceitos, princípios e aplicabilidades de uma forma bem simples mesmo. Imagine que você está ensinando para alguém que não sabe nada de antibióticos ou pneumonia. Imagine que é uma criança que não sabe nada daquilo, e que vai te questionar em quase todos os pontos. Se observe ao descrever a explicação. Existe alguma parte que você esteja com dificuldade de explicar o conceito de forma simples? Esse é o coração da técnica Feynman. Bem aí! Essa parte é a parte que você precisa explicar, até entender tão bem que você poderia explicá-la para uma criança.

Terceiro passo:

Agora revise esse pedaço do conteúdo em livros. Usar analogia e imagens pode ajudar. Lembre-se de evitar jargão nas explicações.

Resultado de imagem para estudante negro

Feito isso, revise a sua explicação novamente e tente simplificá-la ainda mais. Transmita a informação para si mesmo e para outras pessoas como uma forma de validar o conteúdo aprendido. Isso vai servir pra organizar e categorizar o conhecimento no seu cérebro, de modo que facilite a sua compreensão.

Se você pratica alguma técnica de estudo, compartilhe aqui os resultados que tem colhido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui