Episódio 16 – MedBeta Podcast : A Importância do descanso na vida acadêmica e médica

Você já se sentiu esgotado ou alguma vez já se viu tomando decisões pouco assertivas por conta do cansaço? Nós precisamos entender que o descanso, além de fazer parte da nossa saúde, é importante pra vários processos que vivenciamos diariamente.

Vamos abordar sobre três importantes passos para termos descanso em nossa vida, de maneira clara, objetiva e principalmente sincera com a gente mesmo.

Primeiro passo

Se permita descansar. Muitas vezes temos em mente que estar ocupado é o mesmo que ser produtivo, o que não é necessariamente verdade e muito menos sincero com nós mesmos. Geralmente esse pensamento se dá pelo contexto que estamos inseridos desde o começo da nossa formação de ter que fazer algo o tempo inteiro. Como diria um célebre autor inglês: ” todo excesso trás em si a semente da autodestruição”. E, pensando assim, podemos incorrer no erro de não nos permitirmos relaxar. Então, permita-se relaxar. Afinal, isso faz parte do processo de produzir e ter uma vida saudável.

Segundo passo

Produzir uma rotina de ciclos de produtividade e descanso. Nessa etapa, você pode fazer da forma que achar mais legítima com você mesmo. O importante é que tenha períodos em que saiba que trabalha firme e em outros que há descanso. Essa é a estratégia do work hard, play hard. Esse passo é muito relevante. Afinal, se formos parar para pensar, sempre temos algum trabalho atrasado, mas ao definir que em determinado período é para descanso total e em outro para trabalho total, temos mais chances de assegurar que nosso período de descanso não se perca. Uma boa estratégia é listar o que você gostaria de fazer nos seus períodos de descanso, entendendo isso como recompensas. Você, mais cedo ou mais tarde, terá até vontade que eles cheguem logo porque sabe que estará em um período extremamente prazeroso.

Terceiro passo

Aproveite. Isso mesmo. Permita-se aproveitar do seu descanso. Sem neuras mesmo. Afinal, você teve seu período de trabalho e merece muito isso. Ensine seu cérebro a valorizar esses momentos, sem que fique se cobrando de forma automática. Se punir dessa forma não te ajuda em nada e só prejudica seu rendimento. Aproveitar esses intervalos significa gastar tempo com seus hobbies, amigos, família, boas leituras, cinema, atividade física, viagens, dentre outros. Nunca deixe de reservar horários na sua agenda para esse deleite. Seu corpo e sua mente agradecem!

Close-up, de, sorrindo, mulher jovem, dormir cama Foto gratuita

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui